quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Mais um ano

 
Image courtesy of Stuart Miles at FreeDigitalPhotos.net


Coisas ruins de 2015

- Meus sintomas da ansiedade ficaram piores
- Descobri que meu corpo sabe ter ataques de pânico
- Meu tratamento com antidepressivos não funciona
- Minha psicoterapia não funciona
- Passei um ano inteiro desempregado e om medo de trabalhar desse jeito (virei uma vergonha pra família)
- Não realizei o que desejei em 2014
- Perdi cerca de mil reais fazendo aulas numa auto escola as quais não finalizei pois tive uma crise no volante (e não me sinto capaz de voltar)
- Durante 12 meses, me senti um lixo com pernas

 Coisas boas de 2015

- Fiz uns amigos (e ainda estou aprendendo a ter isso)
- Vi algumas pessoas que gosto realizando uns sonhos
- Continuei vivo


Ao menos resisti mais mais um ano.

15 comentários:

  1. Eu sei que provavelmente você já ouviu isso de alguém, e eu sou só mais uma "chata" te falando isso, maass existem maneiras de você lidar melhor com ataques de pânico. Não é uma solução, e não é fácil, mas se você vai se conhecendo e aplicando essas técnicas aos poucos, elas podem te ajudar bastante. Com o tempo vai ficando mais fácil lidar com os ataques (parece absurdo, eu sei) e você pode até chegar no nível de evitar que eles aconteçam. Eu não lembro exatamente quando tive meu primeiro ataque, mas sei que convivo com eles há pelo menos 9 anos. No começo era terrível, pois eu nem sabia o que era aquilo, ninguém falava sobre essas coisas, eu só achava que ia morrer daquilo um dia... Hoje em dia eu consigo conviver bem melhor com isso, eu comecei a entender como meus ataques funcionam, o que está acontecendo com o meu corpo, o que eu tenho que fazer... Enfim, eu sei que soa bullshit, mas mesmo assim, acho válida qualquer tentativa de ajudar os outros. Espero que 2016 seja um bom ano :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não é chata não. Deve existir formas de aliviar os sintomas da ansiedade e do pânico mesmo, o problema é que comigo só os ansiolíticos funcionaram, e por um curto período de tempo. Já tentei técnica de respiração e até meditação, não sei se os faço errado, mas não tenho resultados satisfatórios. O que é que você faz?

      Excluir
  2. Oi!

    Lembro que o primeiro post que li seu era sobre essa questão de fazer amizades. E fico feliz em ver que está superando isso. Não é fácil mudarmos um comportamento de anos mas pra chegar lá tem que dar os primeiros passos. E isso por si só já é uma grande vitória nesse ano que passou. Continue assim.

    Sobre as coisas que não saíram como o esperado, já pensou em analisar cada uma delas e ver porque não deu certo e o que poderia fazer de diferente em relação a isso?

    Importante tb estabelecer metas mas metas que possam ser cumpridas. Eu falo isso pq sou mestre em me encher de metas e realizo muito menos do que planejei. Então, talvez priorizar e focar nessas primeiros. Se sobrar tempo para agir em outras, melhor ainda. Mas é importante um passo de cada vez, todo dia.

    Sobre isso das aulas de direção, eu tirei a minha carteira depois dos 30. Tinha tentado 2x antes e numa delas comecei a tremer no dia da prova. E aí fiquei anos parado. Mas chegou num ano q eu disse para mim mesmo que durante aquele período eu ia resolver isso de qq jeito. E após meses com aulas e mais aulas, consegui tirar. Então, a não ser que seja algo urgente para vc, dê tempo ao tempo para vc se estruturar em outras áreas e tentar de novo quando se sentir confiante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essa questão das amizades é uma coisa que tenho tentado trabalhar. Hoje, até tenho uma visão diferente das coisas, talvez diferente até da visão que tinha quando escrevi aquela postagem.

      Na verdade, já parei pra pensar no que não deu certo e cheguei a algumas conclusões. Algumas já devo até ter escrito alguma coisa. Algumas coisas, eu acho que estão ao meu alcance, outras eu tento acreditar que estão, mas a minha cabeça insiste em me dizer que não. Talvez pelo fato de ter passado tantos anos assim, não consigo acreditar que vou dar a volta por cima. Não sei, tem muita coisa que nunca fiz na vida então nem sei como é, tipo olhar no espelho e pensar "Nossa, eu gosto desse cara". Entende? Eu queria ter pelo menos ter tido fases desse tipo, ao menos saberia como eu gostaria de estar. Acho que fui meio confuso agora...

      Mas enfim, não vou dizer que é legal o fato de você ter tirado a carteira de motorista só depois dos 30, ninguém gosta de gastar dinheiro à toa e ter crises na frente dos outros. Mas confesso que me alivia um pouco saber que há mais pessoas com essas dificuldades por aí. Você sabe, já não tenho muitas qualidades, não saber dirigir (e não estar preparado pra isso) parece que é uma coisa a mais pra atestar o fato de eu ser um lixo incompetente. Farei isso que você falou mesmo, vou tentar outra vez depois. Mas me sinto mal por ter gastado dinheiro pra nada.

      Abraço.

      Excluir
    2. Vc diz que não fez muita coisa na vida. Olha, ninguém sabe quando o jogo termina e podemos/devemos buscar o que queremos hoje, da maneira que pudermos. E tentar lidar com o fato que muitas vezes não vamos conseguir de primeira e nem rapidamente. Eu tb vivo isso em muitas coisas e sinceramente é bem difícil. Mas tenho que tentar. O que aprendi e tento falar para mim mesmo cada vez que esqueço é que já que o modo "não fazer" não deu certo, preciso tentar outro. Sair da inércia, entende?

      Eu cansei de ver as pessoas tentarem definir que tirar carta (ou carteira rs) é sinônimo de sucesso. E por muitas vezes acreditei nisso tb. Até q comecei a me questionar: "na minha realidade atual, para que serve essa p...?" Então só voltei a tentar quando senti que precisava dirigir por questões de trabalho. E foi quando dediquei um grande esforço e fazer isso. Sabe o que é mais engraçado? Acabei de renovar a minha carta e desde que tirei a primeira vez eu nunca mais dirigi. Ou seja, não precisei usar.

      Mas pq eu vejo a questão da direção como algo importante (ignorando a visão de sucesso/fracasso para ter/não ter cara): para mim, ter a carta me torna útil para ajudar alguém que tenha carro e não possa dirigir por qualquer motivo. Ou ajudar uma pessoa numa emergência. Ou alugar um carro e fazer uma viagem curta. Claro que preciso fazer umas aulas de novo mas como tenho outras prioridades, ficará pra depois. :-)

      Então, sem essa de sentir mal por não ter tirado a carta. Se vc não tiver uma razão prática para dirigir agora, isso pode esperar quando vc se sentir mais confiante. O que os outros acham, não deve importar mais do que vc acha.

      Excluir
    3. É, eu tava pensando no motivo pelos quais eu tava querendo essa carteira, Desabafo. Não iria usar pra nada de imediato, mas teve uma coisa que você mencionou que eu queria sim: poder dirigir pra uma emergência. Meus pais já estão ficando velhos, uma hora eu tenho que saber dirigir pra cuidar deles caso alguma coisa aconteça.

      Acho que é como você falou, depende da necessidade de cada um. Agora eu realmente não preciso dirigir, mas fiquei muito chateado em ter gastado dinheiro com uma coisas dessas. Pros meus padrões, foi muito dinheiro.

      E é verdade mesmo, ninguém sabe quando o jogo termina, acho que isso aí que me dá forças. Eu quero muito um dia acordar de manhã e sentir aquela felicidade plena, eu tenho que conseguir isso um dia.

      Obrigado por vir aqui comentar, Desabafo, você parece um cara do bem.

      Abraço.

      Excluir
  3. Oi, Skull! =)

    Durante esses anos frequentando fóruns de depressão, foram poucas as pessoas que eu conheci que conseguiam ter a humildade em reconhecer que lhes aconteciam coisas boas e a honestidade em admiti-las. O desejo de se mostrar o melhor em ser o pior era tão grande, que dificilmente alguém conseguia listar algo de bom em sua vida. Por isso eu gostaria de parabenizá-lo.

    Sobre a sua ansiedade, eu não consigo comentar nada com propriedade porque eu não sofro de algo a esse nível. Mas eu sofro de alguns problemas que, durante anos, acreditei não ter solução alguma, o que sempre me levou ao isolamento e aos pensamentos suicidas. Mas o chegar da idade, a aquisição de experiência e o desejo real de vencer tais problemas têm feito com que pouco-a-pouco eu venha aprendendo a lidar melhor com eles. Não é fácil, mas com esforço eu tenho percebido melhoras sutis em mim. Por isso eu acredito que talvez você possa aprender a lidar muito bem com a sua ansiedade, como disse a colega L. Mas você vai precisar de muita paciência. Não é fácil tê-la e mantê-la, mas vale muito a pena, pois eu tive provas reais de que ela traz bons resultados. Não desista!

    Sobre a meditação, acho que a possibilitade de você não tê-la realizado corretamente é real. Meditar não é fácil. É preciso de treino, de muitas tentativas até conseguir atingir aquele estado pleno de concentração em si mesmo. Não sei se você praticou a metitação totalmente sozinho ou com a ajuda de alguém já experiente, mas independente da situação, meditar, continua não sendo fácil como parece, embora pareça algo simples. Eu já tentei meditar vendo os vídeos da monja Coen (eu gosto muito da maneira como ela fala) mas não consegui me concentrar bem. Fiquei desanimada, pois pensei que era fácil e que só eu não conseguia, mas agora que entendo melhor, vou continuar tentando. Acho que seria interessante você tentar a medição mais vezes também.


    ResponderExcluir
  4. E sobre a auto escola, eu entendo como você se sente, pois eu também passei pela chata experiência de gastar tanto dinheiro e não conseguir tirar a carteira. Na época eu fiquei com raiva de mim mesma, sentindo-me um lixo imprestável. O pior foi que esse sentimento estendeu-se durante 3 anos (Fiz meu curso em janeiro de 2013). Durante esses anos fixei na minha mente que eu sou incapaz de aprender a dirigir, que é preciso dom pra isso, etc., mas hoje eu percebo que eu não estava nada bem naquela época, foi por isso que eu não consegui aprender nada naquele curso. Agora estou começando a pensar diferente e, futuramente, eu pretendo tentar mais uma vez tirar essa carteira. O que eu quero destacar é que, se eu passei três anos pra começar a superar a frustração que eu tive no volante, talvez você precise de um tempo assim também. Talvez o seu sentimento ruim sobre isso ainda seja forte, porque é algo rescente. ACredito que não podemos ter pressa nessas coisas, Skull. Temos que respeitar o nosso prório tempo em superar essas coisas. Por isso mais uma vez eu falo que é ncessário termos paciência. E talvez a sua superação não demore três anos. Ela pode ser mais bem mais rápida do que você imagina. Continue tentando acreditar que você pode controlar um pouco mais a sua ansiedade e que num futuro você pode vir a fazer o curso de motorista mais uma vez.

    Pra finalizar, quero deixar algumas palavras do Sílvio Santos que gostei bastante. É um vídeo, veja do 0:51 a 2:44 (https://www.youtube.com/watch?v=jJhDh7Fw9AI).
    Embora eu ele fale sobre administração de empresa, eu acho que serve pra nossa vida também. Nós mesmos somos a nossa empresa.

    O que quero destacar é a parte que ele fala que não devemos nos preocupar nem com o primeiro colocado, nem com o segundo. Aplicando isso no curso de motorista, eu penso que não devemos nos preocupar se as pessoas tiram a carteira com 18 anos. Não existe idade pra isso. Ao meu ver, não há nada de superior tirar a carteira aos 18 anos ou inferior em tirá-la depois dos 30. Cada um tem o seu tempo. E se a gente parar pra pensar um pouco, podemos ver muitas vantagens em tirar a carteira depois de uma certa idade, pois dirigir é uma coisa que exige responsabilidade e, muitas vezes, uma responsabilidade dessas a gente só desenvolve depois de uma certa idade mesmo.

    Vou ficando por aqui, pois acho que já falei demais, rs'

    Abraço, Skull! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chan,

      Oi gosto muito do Silvio Santos. Não sei por quê, mas ele é uma dessas celebridades que, pra mim, me passam muita humildade. Já tinha visto alguns vídeos sobre ele falando sobre as dificuldades que já teve, mas não esse, obrigado. Sim, eu acho que você tá certa, essa questão da idade e da "obrigatoriedade" em saber dirigir não é importante. É como o amigo Desabafo falou: depende muito da necessidade das pessoas. Acho que o único problema (e você também teve experiência) foi o gasto com o curso. É muito frustrante saber que poderíamos ter gastado aquilo tudo com uma coisa que, talvez, nos daria um melhor retorno. A gente se sente burro pois insistiu em uma coisa que claramente não tava preparado. E não é só isso, é mais isso. Parece que tem sempre uma coisa pra ser adicionada na lista de frustração, enquanto a lista de satisfação fica lá em branco, entende? Se fosse só essa carteira... mas enfim, sorte pra nós dois. Espero que você não desista da sua carteira de motorista também, uma hora vamos estar mais bem preparados, pelo menos é isso que espero.

      Essa ansiedade generalizada pra mim é um desafio. E depois de tanto tempo eu só acho que nunca vou me curar, conto no máximo com o dia em que vou poder controlar e ter uma vida melhor. É, eu acho que posso ter tentado a meditação do jeito errado... na verdade, eu não consegui atingir o estado que acho que deveria, a ansiedade nunca me deixa. Você sente algum benefício durante ou depois de meditar?

      Bom, obrigado. Eu acho que alguma coisa boa sempre vai ter, nem que seja uma coisa minúscula. Sei lá, hoje mesmo vi natureza muito bonita se manifestando de umas formas muito bonitas, gosto de me apegar nessas coisas pequenas... pelo menos é alguma coisa. Acho que o problema é que isso não chega a compensar toda a parte ruim. Talvez a gente ache alguma paixão pra compensar essa parte ruim, Chan. Eu quero acreditar nisso.

      Obrigado por vir aqui. Abraço!

      Excluir
  5. Oi, meu psiquiatra sempre me fala para ver os dois lados das situações, o positivo e o negativo, sem julgamentos ou análises. E eu peguei o hábito de comemorar as conquistas pequenas, pois, até elas, são grandes para uma pessoa que até ontem não sabia se estaria viva. Houve coisas boas em 2015 e você conseguiu reconhecer isso, isso é algo muito bom... Temos algo em comum, antidepressivos também não funcionam comigo, aliás, ele fazem eu piorar, alguns deles fazem eu ter crises horríveis... Quanto a carteira de motorista, olha, eu tenho 29 anos, e gostaria muito de aprender a dirigir, mas eu ainda tenho a crença de que não vou conseguir, só em pensar a ansiedade sobe, me dá pavor, minhas mãos tremem, eu entro em pânico total, eu quero muito, mas minha mente não deixa, eu tenho sonhos de que estou atropelando alguém... horrível. Eu fico mal quando vejo mulheres dirigindo, pois eu também queria, mas não me sinto nenhum pouco capaz, só de pensar já me dá vontade de desmaiar, ainda é uma dificuldade minha... Mas tenho certeza que, um dia desses, você vai conseguir voltar e concluir suas aulas e eu vou começar as minhas. Somos fortes. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que você é mais uma no clube dos que não dirigem, Michele? Eu fico surpreso com a quantidade de pessoas que não também têm essa dificuldade. Sério mesmo, não imaginava que tinha tanta gente por aí com essa dificuldade não. Isso me alivia um pouco, não tô só. Também espero que você consigo tirar a sua carteira, não sei, pra mim, pelo que você escreve, você parece uma mulher muito forte.

      Michele, no meu caso, os antidepressivos que tomei sempre funcionaram por um curto período de tempo (às vezes só alguns dias inibindo a minha ansiedade) mas ao retornar ao meu estado normal sempre me sentia muito pior do que antes era quase como estar caindo num abismo de decepção. É frustrante demais ter apenas alguns dias bons e depois voltar tudo de novo, quase desisti desses tratamentos por causa disso, essas frustrações estavam me matando por dentro. Acho que até escrevi sobre isso, 6 dias de tratamento eficaz foi o meu recorde.

      Abraço!

      Excluir
  6. Olá Skull, eu li todas as suas publicações e me identifiquei muito também. Estimo melhoras. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Cara lembrei de mim quando você falou sobre ter gasto mil reais com auto escola sem sucesso, tive um preju de uns 300 reais a mais por que tive que pagar reprova sou péssima motorista tenho medo de dirigir por que sou insegura e odeio ser o centro das atenções já que temos que fazer toda prova na frente dos outros simplesmente travo o que me incentivou a desistir de dirigir pra sempre com exceção se eu ganhar na mega sena posso comprar um carro e de quebra um motorista hehe te mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dirigir é um desafio gigante pra quem tem ansiedade. Tem gente que acha que sou doido, mas acho melhor pegar um ônibus e deixar alguém dirigir pra mim do que pegar no volante de um carro. Enfim, quem sabe um dia a gente ganha na mega mesmo, é o jeito.

      Excluir